Cópia de Audiencia da Tv 2009.jpg1

Após seis anos na Record, Roberto Justus foi a um jantar na mansão de Silvio Santos, que o convidou para integrar o casting do SBT. Mas, ao contrário do que muitos pensam, a questão financeira foi o que menos pesou na negociação. Segundo o apresentador conhecido pelo jargão “você está demitido!”, o poder de persuasão do Dono do Baú foi determinante. Nesta entrevista ao site O Fuxico, Justus conta que o novo patrão é um homem sedutor e que o envaideceu ao comparar seu perfil ao dele.

O Fuxico: Após seis anos na Record, você fechou contrato de quatro anos com o SBT. O que mais pesou na decisão?
Roberto Justus: O SBT me apresentou um projeto interessante para a construção da minha carreira de apresentador. Terei 52 semanas no ar em horário nobre versus a dois meses e meio de Aprendiz, na Record, onde tinha apenas contrato por obra certa. Iríamos fazer uma negociação de mais um programa novo para ser lançado no segundo semestre, mas a proposta não se compara em nenhum sentido a que o Silvio me ofereceu. Sou movido a desafios.

OF: Você deixa a Record com alguma mágoa?
RJ: De jeito nenhum! Ajudei muito essa rede e saio deixando grandes amigos. Eles me deram espaço e acreditaram em mim. O erro (da Record) talvez tenha sido não me oferecer um contrato de longo prazo. Levei seis anos fazendo O Aprendiz e dá vontade de fazer outras coisas para o público que construí.
OF: As negociações aconteceram na mansão do Silvio Santos. Como foi esse encontro?
RJ: Ótimo. O Silvio é muito sedutor, me elogiou bastante e disse, que pela primeira vez na carreira, encontrou um apresentador com o perfil parecido com o dele. Eu me senti lisonjeado. Então, me unir ao mestre e o maior apresentador do país é ótimo para quem começou há seis anos.

OF: Disseram que você pretende ser o sucessor do Silvio. O acha do comentário?
RJ: Ofensivo. Seria deselegante e pretensioso da minha parte dizer isso perante uma diretoria competente. Mas sempre tem alguém tentando plantar notas que criem picuinhas. Minha intenção é, sim ,ajudar a emissora a crescer. E apresentar um grande trabalho como fiz na Record.

OF: Você fez exigências em seu contrato?
RJ: Claro. Fui sincero com o Silvio o tempo todo. Falei que muitas pessoas falavam sobre seu perfil intempestivo e que costumava mudar a programação inesperadamente. Ele me garantiu que só mudava ou tirava do ar apenas o que não dava resultado.

OF: Mesmo assim você se assegurou?
RJ: Sim. O Silvio percebeu minha insegurança e me perguntou se eu confiava nele. E eu respondi que ele era uma das pessoas mais integras da televisão, o maior pagador de impostos do país. Mas eu queria algumas garantias e ele permitiu que eu colocasse no papel tudo o que eu queria. O que mais contou foi que ele me disse que não estava contratando o apresentador de O Aprendiz, mas o Roberto Justsus, que é talentoso e pode assumir vários formatos.

OF: E afinal, qual é o formato de seu programa?
RJ: Estamos idealizando. Mas não será um programa fixo. Devo comandar até três formatos por ano. Um deles pode ser um reality show e outro, que já estamos analisando, deve ser um game. Mas a única certeza que tenho até o momento é que minha performance no SBT deve ser igual ou melhor a do período em que estive na Recod. Futuramente podemos pensar em um talk show …

OF: Especularam que você poderia apresentar o Show do Milhão…
RJ: Imagina. Não tem cabimento. Não tenho pretensão de substituir o Silvio. Vou apenas agregar. Meu estilo é um pouco mais sofisticado e a TV aberta precisa ter uma programação mais eclética e trazer atrações para todos os públicos. O Aprendiz, por exemplo, era assistido por todas as classes.

OF: E você já acompanhou a programação do SBT?
RJ: Eu sou um telespectador do Silvio Santos. Vejo e gosto de várias atrações, como o Topa ou Não Topa. Ele tem um estilo diferente do meu, sabe se aproximar da massa e admiro isso. A tevê é feita para a toda família brasileira e não podemos ter preconceitos em relação a formatos.

OF: O Silvio adora programas americanos. Vocês estão analisando formatos internacionais para comprar os direitos?
RJ: Sim, vários. Contatamos algumas empresas lá de fora para ver o que combina com meu estilo. Mas tenho total liberdade para fazer sugestões, criar, adaptar o formato juntamente com a equipe do SBT.

OF: Com quem você está trabalhando diariamente?:
RJ: Com a Daniela Beiruty, que é uma pessoa fantástica. Ela e toda a diretoria estão torcendo por mim e dizem que a minha energia vai trazer sorte para a emissora. Mudei de escola, mas não precisei levar a mamãe comigo.

OF: Isso significa que você não lavará profissionais da Record?
RJ: Não quero desfalcar a emissora. Se alguma pessoa não estiver contente lá, o assunto é outro. O Ricardo, meu filho, que era editor-chefe, saiu da Record, pois está contratado de uma empresa. Mas se eu precisar dele, claro que me acompanhará. Assim como o Walter Longo e Cláudio Forner. Soube que um dos diretores de O Aprendiz foi contratado pelo SBT, mas foi indicação do Esquilo, diretor de externa. Não tenho esse tipo de atitude premeditada.

OF: A Ticiane Pinheiro, sua mulher, tem contrato até 2010 com a Record. Ela pode sofrer alguma represália?
RJ: Imagina. A Ticiane é muito querida. E a Record não tem o perfil de se vingar de uma mulher grávida só porque o marido dela deixou o canal. Pelo contrário, o diretor dela ligou e desejou sucesso, O Paulo Franco (diretor artístico) também.

OF: Então, as portas continuam abertas…
RJ: Eu não fecho porta, jamais! O mundo dá muitas voltas. Não sei o que pode acontecer nos próximos quatro anos… Só recomendo que da próxima assinem contrato de longo prazo comigo.

OF: Como estão os preparativos para a chegada de sua filha, Rafaela?
RJ: Não vejo a hora de ver a cara dela e espero que puxe os traços da Tici. Apesar que se for parecida com o pai não será tão ruim. Nunca pensei que ter essa sensação de novo. Adorei montar o quartinho, comprar as roupinhas. Em três semanas ela estará aí. Sei que ela vai trazer muita sorte para a minha estreia em agosto.




    Leave a Reply

    Fill in your details below or click an icon to log in:

    WordPress.com Logo

    You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

    Twitter picture

    You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

    Facebook photo

    You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

    Google+ photo

    You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

    Connecting to %s



%d bloggers like this: