ESPORTE: Cielo sobre nova lista de maiôs da Fina: ‘A situação é, no mínimo, ridícula’

                 Cielo com o maiô Evolution no Mare Nostrum

Cielo com o maiô Evolution no Mare Nostrum

A constante alteração na lista de maiôs aprovados pela Federação Internacional de Natação (Fina) incomodou César Cielo. Assim que soube da autorização para uso do modelo Jaked 01, utilizado pelo francês Frédérick Bousquet quando quebrou o recorde mundial dos 50m livre (20s94), o campeão olímpico nesta mesma prova decidiu escrever sobre o assunto em seu blog oficial e criticou a decisão da entidade a um mês do Mundial de Roma, que começa em 26 de julho.

– A situação é, no mínimo, ridícula. Nosso esporte tomou um rumo estranho, a partir de fevereiro de 2008 (com a aprovação do LZR). Se a primeira lista não foi a melhor solução, a segunda significou que não existe mais controle. Até maio, se podia nadar com vários trajes. Depois passamos um mês em que foram permitidos os maiôs de 2008, com painéis de borracha. Parecia tudo certo no Mare Nostrum e no Paris Open. Acho que liberar outra lista semanas antes do Mundial de Roma é uma decisão equivocada – disse Cielo em seu blog oficial, lembrando que “cientificamente o laboratório não conseguiu provar o air trapping nos maiôs que seria o causador da flutuabilidade”.

Mas a indignação de Cielo com a mudança nas regras tão próxima à disputa do Mundial não é particular do brasileiro. O campeão olímpico contou que concedeu entrevistas a uma rádio francesa e um jornal italiano ao lado de grandes nomes da natação nesta segunda-feira e também ouviu declarações de insatisfação, assim como de atletas e treinadores nos Estados Unidos. 

 O ano de 2009 será lembrado como a ‘Novela dos Trajes’ (César Cielo)”

– O estranho é que ninguém parece feliz com a decisão. Muita gente não gostou da lista da Fina. Nem eu, nem outros nadadores. Aliás, o ano de 2009 será lembrado para a natação como o ano, segundo definição usada pelo meu técnico Alex, da “Novela do Trajes” – afirmou Cielo.

A sequência de alterações na lista chegou até a confundir o campeão olímpico. Cielo usava o modelo X-Glide até ele ser proibido pela primeira lista da Fina, em maio. Depois, optou pelo R Evolution Plus, que ajudou a desenvolver com a Arena. Agora, com a liberação do X-Glide, o nadador não sabe qual traje usará em Roma.

– Vou testar nas próximas semanas. Nem sei mais o que dizer. Acho que vou usar o Evolution, mas agora nem sei mais. Ele pode não ser o de melhor rendimento do mercado como os emborrachados, mas é um maiô muito bom e bem competitivo.




    Leave a Reply

    Fill in your details below or click an icon to log in:

    WordPress.com Logo

    You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

    Twitter picture

    You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

    Facebook photo

    You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

    Google+ photo

    You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

    Connecting to %s



%d bloggers like this: